quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atividade 4.3Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas



Segundo o texto de Silvio da Costa, muitas vezes, alguns professores sabem dos recursos tecnológicos que existem na escola, mas não sabem como utilizá-los, ou utilizam, mas não tem um objetivo específico do que realmente quer atingir no processo ensino-aprendizagem com os tais recursos.
Diversas observações, realizadas pelo autor, em seu trabalho nas escolas de Florianópolis, também já foram e ainda são vivenciadas por nós, são metodologias que os professores adotam, como por exemplo, a explanação de filmes na Tv, em seguida o reconto de estórias utilizando Tv de papelão, confeccionada pelos alunos, além do uso da rádio escola, que inclusive é utilizada de forma precária, sem orientações e na maioria das vezes sem objetivos. Com isso, o autor enfatiza a importância dos cursos de capacitação de tecnologias na educação, principalmente para professores de escolas públicas que demonstraram insegurança e medo ao utilizarem a internet. Acredito que a nossa prática pedagógica só fará a diferença, se trabalharmos com todos os recursos disponíveis nas nossas escolas, buscando conhecê-los e utilizá-los com objetivos bem definidos.
 A educação na contemporaneidade incorpora novos meios para o educador utilizar as metodologias do ensino a seu favor, basta apenas que este busque compreender e adequar-se a esses novos formatos, ampliando também as possibilidades de um novo aprendizado para o aluno.  
Enfim, a integração das TICs nos processos de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. A utilização dos recursos midiáticos auxiliará na divulgação e comunicação, além de haver uma maior interação entre as escolas, constituindo-se num verdadeiro intercâmbio educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário