segunda-feira, 11 de junho de 2012

Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo




Para a escola, a integração entre currículo e tecnologia potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula. “Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendermos que a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa tecnologia.” Por isso, a atividade proposta na escola integrando a tecnologia, deve ser bem planejada, deve contar com parceria de pessoas que fazem parte do processo, ou seja, deve ficar claro no plano do professor e para os alunos o objetivo de se usar determinada tecnologia.
O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto os conteúdos estudados quanto atividades realizadas no âmbito escolar.
O psicólogo espanhol César Coll resume o conceito de currículo como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades” e não apenas uma lista de disciplinas e conteúdos, acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças. (Revista Nova Escola, ed. 209, 2008, p.32).
Assim, quando o professor diversifica suas metodologias com o uso de diferentes ferramentas tecnológicas, consegue fortalecer a aprendizagem de seus alunos e conseqüentemente atingir os objetivos contidos em seu Plano de Trabalho e na Proposta Curricular.
                                                                           Iranei Rodrigues

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